No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, uma live realizada pela Unimed Circuito das Águas em parceria com o Instituto Superação falou sobre a pegada de carbono de pessoas e empresas. Também houve uma ação de Coleta de Lixo Eletrônico em parceria com o Inatel no sábado 24 de junho.
Na live realizada pelo instagram, a Assessora de Comunicação e Sustentabilidade da Unimed Mônica Fernandes e Vinícius Rocha, analista ambiental e articulador de projetos de restauração florestal do Instituto Superação, falaram sobre como as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) podem ser controladas e reduzidas para combater as mudanças climáticas.
A Unimed Circuito das Águas controla sua pegada de carbono desde 2011 através do Inventário que contabiliza as emissões de CO2 relacionadas às atividades da cooperativa. Após esse cálculo, as emissões são neutralizadas pelo plantio de árvores em parceria com ONGs ambientais.
Já no dia 24 de junho uma ação na Praça Brasil de São Lourenço, em parceria com o Inatel, coletou lixo eletrônico, como fones de ouvido, pilhas, celulares, cabos e fontes de energia, eletrodomésticos e brinquedos eletrônicos.
Todo o material arrecadado foi levado para o Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, onde foi triado e separado para a correta destinação. O que está em bom estado é doado para escolas, entidades assistenciais, ou tem reaproveitamento de peças eletrônicas em feiras. O que chega em mau estado é descartado junto a empresas especializadas no segmento.