Os Conselhos, Comitês e organismos de controles internos gerenciam os temas materiais apresentados neste relatório, participando ativamente da gestão dos processos, atividades e tomadas de decisão. A Alta Direção é composta pelos órgãos da governança: Diretoria Executiva e Conselhos, cujos membros são eleitos em Assembleia Geral. O Presidente do mais alto órgão de Governança é também eleito e exerce função executiva, em conformidade com a lei do Cooperativismo nº 5764, publicada em 1971. Todas as lideranças são locais, ou seja, residem na área de atuação da Unimed Circuito das Águas.
O Conselho de Administração, eleito em Assembleia Geral, estabelece diretrizes, planos, metas e estratégias para garantir a adequada e eficaz consecução dos objetivos estatutários da Cooperativa.
O Conselho Técnico Ético, também eleito em Assembleia, analisa as questões éticas e de conflito de interesses que envolvem os cooperados.
O Conselho Fiscal, eleito anualmente em Assembleia, atua na fiscalização das contas e analisa questões orçamentárias.
O Comitê de Ouvidoria Interna e o Comitê de Recursos Humanos analisam as questões pertinentes a públicos internos para garantir a defesa dos Direitos Humanos e cumprimento das demais políticas da organização.
O Comitê de Sustentabilidade Socioambiental é o responsável por monitorar e analisar os indicadores socioambientais e seus impactos positivos e negativos no meio ambiente, nas pessoas, na sociedade e nos direitos humanos.
Há ainda a Comissão de Revisão do Estatuto e Regimentos, que analisa e atualiza as políticas e normas internas; o Comitê de Auditoria Interna do Conselho de Administração, responsável por avaliar a conformidade do sistema de controles internos, da gestão de riscos e de compliance, que conta com a assessoria de contador, auditoria externa e auditoria interna; Comitê de Representação dos Cooperados, que garante a representatividade e voz dos cooperados da região, como partes interessadas estratégicas para a cooperativa; Comitê de Gerenciamento de Riscos e Compliance, que monitora e analisa os riscos e impactos e sugere melhorias nos processos; Comitê de Prevenção e Gerenciamento de Crises, que atua visando prevenir ou mitigar impactos negativos potenciais; Comitê de Privacidade que garante o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e outras normas de segurança; o Grupo de Melhoria da Qualidade, que também atua no monitoramento de todos os processos, como forma de garantir que a gestão esteja alinhada às normas e legislações vigentes.
As medidas tomadas pelos respectivos órgãos de controle são apresentadas à Alta Direção e aos Conselhos. Cabe à Superintendência Executiva rastrear a eficácia das medidas tomadas, assim como os processos adotados para tal, tendo em vista os interesses das partes relacionadas, constantemente ouvidas pela organização.