Na Gestão de Pessoas, a Unimed trabalha 13 competências através de alguns processos como:
1 - Avaliação de experiência: gestores avaliam os novos colaboradores após 45 dias e 90 dias.
2 - Descrição de cargo: cada colaborador possui a descrição do cargo e é assinalada a competência necessária para o desempenho da atividade.
3 – Treinamento/palestra: competências como Inteligência emocional, Trabalho em equipe, Intercooperação, Comunicação foram ministrados e discutidos em Roda de conversas.
4 – Recrutamento e seleção: algumas competências são analisadas durante o processo seletivo, como: Trabalho em equipe, Comunicação e Intercooperação.
5 – Avaliação de desempenho: algumas competências foram selecionadas para compor a Avaliação de desempenho e o objetivo é a elaboração do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) baseado na deficiência dessas competências.
Quanto à Pesquisa de Clima Organizacional, em 2023 foi realizado Plano de Ação referente ao resultado da Pesquisa de Clima 2022.